Parece que o Instagram quer virar um concorrente direto do YouTube. De acordo com o jornal The Wall Street Journal, a rede social do Facebook está planejando permitir que os vídeos publicados na plataforma tenham até uma hora de duração.
Não há muitos detalhes de como essa opção de vídeos longos irá funcionar, mas a tendência seria utilizar o mesmo formato na vertical do modo Stories. Por enquanto, a única maneira de postar um vídeo com esse tempo de duração é através das transmissões ao vivo, o que oferece opções limitadas para anunciantes, já que não é possível exibir propagandas no meio do vídeo, como acontece no YouTube, por exemplo.
O Facebook tenta há alguns anos se tornar uma plataforma mais atrativa para vídeos, embora nunca tenha conseguido competir de verdade com o site da Google. Caso os planos noticiados sejam mesmo colocados em prática, é possível que a empresa tenha mais sucesso ao usar o Instagram para isso, um serviço que já tem uma base maior de criadores de conteúdo prontos para investir no novo formato.
O momento também parece oportuno para tentar atrair a atenção de criadores frustrados com as mudanças recentes no YouTube, como regras que dificultam a monetização e a possibilidade de não exibir mais os vídeos dos canais nos quais você está inscrito em ordem cronológica. De acordo com o Wall Street Journal, o Instagram estaria conversando com veículos de notícias e criadores de conteúdo sobre a novidade.
A rede social não quis comentar o caso e o novo formato ainda está na fase de planejamento. Portanto, ainda não é possível afirmar com certeza que ele será implementado.