1 – Performance da máquina em conflito.
Fique atento em caso de queda de performance da máquina, isso ocorre quando o processador é mais exigido justamente por estar em busca de um malware.
2 – Programas e extensões desconhecidas.
Atualmente, a maioria dos malwares são trojans e worms, que ganham acesso às máquinas disfarçados de programas legítimos. É comum o usuário acreditar ter instalado apenas um software, mas descobre o download de vários outros ao ler os termos da licença.
3 – Pop-ups infinitos.
O usuário visita sites nos quais está habituado e, do nada, começam a abrir janelas de anúncios ou de redirecionamento para outras páginas. Esse cenário pode indicar comprometimento do sistema do computador.
Os navegadores atuais costumam ser eficientes ao bloquear pop-ups. Porém, caso eles continuem aparecendo, é hora de entrar em ação. Muitas vezes, as propagandas indesejadas são geradas pelos programas desconhecidos instalados no PC ou adds-on e itens misteriosos da barra de ferramentas do browser. Ao eliminá-los, é provável o desaparecimento das janelas inconvenientes.
4 – PC desligando “do nada “
Caso o computador comece a desligar ou reiniciar de forma aleatória e constante, o problema deve ser observado com atenção. Isso pode indicar que um aplicativo não autorizado assumiu o controle do dispositivo e desestabilizou as configurações. Nisso, o Gerenciador de Tarefas do Windows, o Monitor de Atividade do macOS ou o Monitor de Sistema do Linux podem ajudar a conferir as ações em execução no computador.
5 – Atividades online desconhecidas.
Em um computador infectado, é comum que o usuário passe por situações inesperadas ao navegar na Internet (além dos já citados pop-ups). Um caso clássico é o aparecimento de posts na rede social jamais feitos pelo dono do perfil. Em geral, eles contêm links de redirecionamento para um site falso. Outra característica é a adição de perfis seguidos sem o conhecimento do usuário. Nesse caso, a atitude sugerida é sempre monitorar as atividades.
Também é possível que, inesperadamente, uma ou mais senhas de acesso de serviços online parem de funcionar. Isso pode ocorrer após a pessoa responder a um e-mail de phising, que simula um serviço. Assim, os criminosos conseguem acesso aos dados da conta. Em seguida, mudam senhas e outras informações para impedir a recuperação.
Procurar a empresa do serviço afetado para recuperar a palavra-passe o quanto antes é a primeira medida a ser tomada. Depois, vale estar sempre atento aos e-mail recebidos, afinal, as empresas não costumam solicitar dados confidenciais online.
6 – Erros inesperados no anti-vírus.
Em um computador infectado, é possível que o programa de segurança comece a apresentar um comportamento anormal. O software pode surgir constantemente desabilitado, não executar varreduras quando solicitado ou mesmo desaparecer da máquina. Nesses casos, a solução é encontrar o hospedeiro indesejado e excluí-lo o mais rápido possível.
7 – Cursor “Desgovernado”
É comum o ponteiro do mouse fazer movimentos aleatórios ou não responder aos comandos corretamente devido a problemas de hardware. No entanto, se ele começar a realizar ações específicas, como fazer seleções que funcionam, é bem provável que o PC esteja hackeado.
O ideal é desligar a máquina e usar um computador seguro para alterar os dados de usuário nos serviços online. Em seguida, verifique se foram feitas compras ou outras transações bancárias. Caso o aparelho realmente tenha sido invadido, a saída é procurar um profissional para para restaurá-lo completamente. E se houver roubo de dinheiro, é fundamental avisar às autoridades responsáveis.
8 – Transações financeiras não reconhecidas.
Quando hackers têm acesso aos dados bancários de terceiros é provável o sumiço de dinheiro da conta dessa pessoa, por meio de transferências realizadas para outras contas. As informações de acesso normalmente são obtidas por meio de respostas a e-mails falsos ou de um computador com o sistema prejudicado.
Normalmente, os bancos dispõem de um seguro para ressarcir os clientes nesse tipo de situação. No entanto, para evitar ser surpreendido, ative o alerta de movimentações via SMS ou app e estabeleça um limite para a realização de transferências e envios de quantias para o exterior, por exemplo.