A empresa norte-americana Apis Cor apresentou a sua mais nova impressora 3D, que é capaz de erguer em 24 horas uma casa completa, toda essa tecnologia foi apresentada em uma cidade russa. Esqueça os filamentos de polímero, essa impressora utiliza concreto.
Com a estrutura já feita, o trabalhador da construção tem apenas a tarefa de dar o acabamento, pintar e fazer a instalação do telhado. Segundo a própria fabricante, o custo total da casa não ultrapassa US$ 10 mil (R$ 31.500), sendo que boa parte do valor vai para portas e janelas, itens os quais que não são impressos.
A forma de “ impressão “ é muito parecida com os sistemas de deposição de resinas plásticas, utilizado em impressoras 3D de mesa. A máquina faz a distribuição do concreto camada a camada, desenhando as paredes a partir do chão.
A Apis Cor, o material utilizado na construção dessas casas tem uma vida útil de 175 anos.
Por fim, temos como resultado uma casa com o formato arredondado, que por sua vez pode não ser unanimidade. A Apis Cor ciente desse fato, garante que é capaz de construir casas em qualquer formato.
Por fim concluímos que esta inovação pode se ruma opção interessante a curto prazo, principalmente levando em consideração comunidades que são atingidas com desastres naturais, além que a impressão 3D de casas pode ser uma estratégia para combater o déficit habitacional de países carentes.
Assista a impressora em funcionamento
Texto
Vinícius Botelho & Denner Ferreira
Fonte
TechTudo